quarta-feira, 14 de março de 2012

Como Fazer Cortina estampada à Mão




Eu coloquei "cortina" no título do post, mas poderia ser uma capa para sofá, para revestir assento de cadeira, almofadas, etc etc etc.... O assunto na realidade é sobre estampar tecido. E é fácil e o melhor, barato.



Aqui a cortina pronta.







Material : -




- o tecido a ser estampado (no caso de cortina, sofá, revestimento de assentos, o melhor é tecido mais grosso e encorpado, como algodão crú. Para almofadas, , um tecido mais leve é melhor, pelo conforto. Um algodão leve, malha ou algo do tipo.




- acetato grosso para o molde. Chapa de raio x, por exemplo, se presta bem a isso.




- tinta látex , dessas de pintar parede mesmo. Quanto melhor a qualidade da tinta, melhor o resultado , e com a vantagem de se obter qualquer cor, com essas máquinas que batem a tinta na hora e leques de cores com muuuitas cores.




- rolinho para pintura




- jornal para forrar.





Trabalhe sempre com o rolinho sem este estar encharcado de tinta para não borrar a estampa. E dilua a tinta conforme as instruções do fabricante.







Com o desenho definido e recortado no acetato, você vai posicionando conforme seu gosto. Neste caso, a idéia foi fazer uma estampa contínua, preenchendo todo o tecido. Mas você é quem manda, vai do gosto pessoal, poderia ser mais espaçado, em outras posições.







Com cuidado, vá passando o rolinho quase seco sobre o molde, para não vazar pelos lados e borrar a estampa. No caso, não dá para "apagar " se acontecer, ok? melhor passar com calma e cuidado mais vezes o rolinho no tecido do que querer preencher o tecido rapidamente. A arte é feita com paciência.....










Vá seguindo a sequência que você escolheu......







E pronto! tecido estampado por você mesmo. E com custo baixíssimo.












Fotos: Apartment Therapy




Quer mais? Acesse: Colorir Desenhos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário