quinta-feira, 15 de março de 2012

Luminária com garrafão




E eu fiz uma luminária com garrafão de vinho.Eu tinha esse garrafão há muitos anos, ele tinha um formato diferente, retangular, achei num comércio de sucata, vidro, papelão etc grande que havia aqui na cidade. Mas um belo dia, minha faxineira , limpando a varanda, bateu ele bem de quina e quebrou... Fiquei desolado rs

Eu coloquei a luminária ao lado do banco grande, na varanda, numa mesa lateral feita com bobina de cabo de aço, bem rústica.Algumas velas e peixes e cantinho azul pronto!


O garrafão era assim. Acho que de vinho português (o nome? na tampa "casto" ) e deixava ele ali, na varanda, em um armário antigo onde eu guardo as velas, almofadas que não estão em uso, um forninho elétrico para assar pizzas (o arm´rio fica na área da churrasqueira e pia).


Esse foi o "estrago", mas não joguei fora mesmo assim. Ele ficou desse jeito ali quietinho uns meses...


Aí, nessa semana bateu o clique : peguei corda, cola , material elétrico e mãos á obra!


Primeiro passei cola quente em toda a área de vidro quebrado, para eu não me cortar.


Ficou asssim.


Aí reforcei a tampa com silver tape, e depois de furar com furadeira bem no centro, montei a parte elétrica do soquete .


Passei o fio por dentro e rosqueei a tampa.


Depois, com cola forte (ou de sapateiro, como chamam) , comecei a colagem pelo gargalo, seguindo as intruções da lata.



E fui cobrindo, passando cola, na peça e na corda e esperando 10 minutos para colar cada trecho. Isso demorou........


Prendi o fio lá embaixo com uma tira de papelão e cola, para que ele não ficasse solto dentro da luminária.



Fui colando e dando a volta até chegar ao fundo do garrafão.



Pintei com spray branco as partes expostas de fio, plug e interruptor, para uniformizar tudo.


E parti para a pintura, com látex acrílico beeeem resinado, que fabricamos na firma de meus pais...



E voilá!!!!! Ficou pronto. A cúpula eu tinha faz um tempo também, sem saber o que fazer com ela, até pela cor, azul marinho.Mas acabou ficando com uma cara "Navy" , perfeita para ir para a varanda, junto de meus peixes e conchas etc....estou pensando em fazer uns para vender no lojinha, o que que vocês acham? Mas não com esse formato, e sim com garrafões cilíndricos, pois retangular eu acho que não encontro mais rsrs...A luminária é trabalhosa de se fazer, principalmente por causa do tempo de secagem da cola, que é demorado e tem que ser respeitado para ficar bem feito.Mas super valeu a pena!!


Não valeu?


Fotos: Acervo


Quer mais? Acesse: Colorir Desenhos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário