domingo, 25 de março de 2012

Cabideiro Eames




Cadeiras de plástico injetado Eames: comprei 3 iguais a essa num ferro velho!
Outros modelos dos Eames: com certeza você já viu alguma delas por aí!


Um cabideiro inspirado no famoso Hang-it-all (foto abaixo), do casal de arquitetos,designers e artistas Ray e Charles Eames.O casal Eames são ícones do design, criadores de peças atemporais, que hj vemos diluídas por aí, desde revistas de decoração sofisticadas , com peças originais e réplicas autorizadas, até por exemplo, salas de espera de consultórios, onde volta e meia vejo reproduções genéricas de suas cadeiras.Uma das peças mais emblemáticas deles, o cabideiro Hang-it-all, tem aqui uma "livre interpretação" , num passo a passo de um site do tipo Do-it-yourself , o Curbly.


Bem cara dos anos 50/60 , o cabideiro remete à conquista espacial, à descoberta de formas de manipular e utilizar os átomos, ao progresso em rápido andamento, à disseminação do plástico em todos os setores da vida humana.E no cabideiro desse passo a passo...
...Você vai precisar de uma ripa de madeira, bonitinha, retinha, bem lisinha e bem pintada, de uns 25cm de comprimento, 5cm de largura e 2cm de espessura, na cor branca.Vai precisar de 4 hastes de metal, ferrinhos lisos, quase um arame.Sabe aqueles cabides de lavanderia, bem simplesinhos, de arame? Então, arranje uns, corte 4 hastes iguais, pinte de branco e dobre-as como na foto.E as esferas?No site, usaram bolas de sinuca, furadas com furadeira e broca fininha, para as hastes entrarem bem justas e foram pintadas com esmalte sintético.Na falta de bolas de sinuca, eu pensei em:bolinhas de borracha maciça, que você descola naquelas máquinas de tranqueirinhas, tipo põe uma moeda de um real e cai uma bolinha pela tampa, sabe qual é? geralmente em padarias, postos de gasolina tem...
Na parte de cima, onde vão ser encaixados as hastes do cabideiro, faça furos para 4 hastes, dividindo a distância entre elas.
Ai, depois de pintar e furar as bolinhas, você encaixa as hastes nelas.E encaixa na ripa.Você pode também fazer mais bolinhas e com hastes menores, colocar na parte de baixo da ripa.
E voi-lá, sua re-leitura do original Eames está pronta!Vale a pena dar um google e pesquisar as peças desse casal, não só para conhecer, mas também para reconhecer quando ver por aí.Por exemplo: um belo dia, estava eu, lindo e loiro num ferro-velho imenso que há aqui na cidade, fuçando muito e pimba: dei de cara com 3 cadeiras, reproduções genéricas de um modelo super conhecido dos Eames (iguais à da primeira foto, vermelha.As minhas estavam com os pés cromados detonados, mas resolvi isso na pintura), que foi febre no mobiliário comercial no mundo todo, na década de 70/80.Estavam detonadas, feinhas, paguei R$5,00 em cada uma (ISSO MESMO! CIIINCO REAIS ), levei pra casa, chamei um pintor, pedi para ele pintá-las com compressor na cor preta, com tinta automotiva e as tenho até hj, uma de pés com rodinhas no meu home-office e duas na mesa/balcão da minha cozinha.Qualquer hora posto fotos delas!
Fotos: Google e Curbly


Quer mais? Acesse: Colorir Desenhos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário